Há cerca de 12 anos, Marie Franklin mudou drasticamente a sua relação com o dinheiro. Desde então decidiu poupar todas as notas de cinco dólares que lhe passassem pelas mãos, em vez de gastá-las: o resultado não podia ter sido melhor já que, quase sem se dar conta, conseguiu reunir 36 mil dólares. Já pensou que pode aplicar o mesmo princípio às notas de cinco euros? Nós explicamos-lhe como.

Muito mais do que uma nota de cinco euros, um método de poupança

Para a autora do blog “Save Money Fast With Fives”, a principal razão pela qual a maioria das pessoas não consegue poupar é a falta de um plano com o qual se podem comprometer realmente. Para se manter fiel ao seu objetivo de poupança, Marie Franklin adotou uma série de estratégias que sabia que conseguiria cumprir.

Mas como é que funciona ao certo o esquema de poupança desta norte-americana? Basicamente, o objetivo é guardar todas as notas de cinco que lhe passarem pelas mãos, por exemplo quando recebe o troco no supermercado. Mas é claro que o truque para poupar a sério é fazer com que cada vez mais notas de cinco apareçam nas suas transações. Como? Basta seguir algumas regras simples no seu dia-a-dia:

  • Evite usar cartão de débito ou de crédito: se pagar sempre em dinheiro, é mais provável que alguma nota de cinco euros lhe vá parar às mãos;
  • Junte as moedas necessárias e troque-as por notas de cinco euros;
  • Estabeleça um objetivo: receber uma nota de cinco euros, todos os dias, nas suas transações;
  • A prática leva à perfeição: Marie garante que quando começar a guardar todas as notas de cinco de euros não conseguirá parar porque tentará superar-se constantemente para ver quantas notas conseguirá amealhar ao longo do dia, da semana ou do mês;
  • Nunca quebrar a regra de ouro: durante este plano não deve gastar uma única nota de cinco.

Por mais estranho que possa parecer, este foi o método de poupança escolhido pela blogger para fazer crescer as suas poupanças e a verdade é que parece resultar. Se ainda não encontrou a sua estratégia para poupar, porque não experimentar? Se poupar uma nota de cinco euros por dia, ao fim de um ano terá conseguido amealhar mais de 1.800 euros para fazer aquela viagem de sonho, investir na sua educação ou dar início às tão aguardadas obras em casa.