Poupar é um desafio, manter a qualidade de vida é uma máxima! É esta a ideia que atravessa alguns dos melhores livros sobre poupança: através de uma linguagem simples e acessível, aprenda, passo a passo, a tomar as rédeas das suas economias pessoais e a alcançar o caminho da independência financeira.

Gastar menos, viver melhor

Este é o título do guia de poupança da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores, a DECO. No decorrer de 160 páginas, terá acesso a uma variedade de conselhos bastante úteis que são válidos numa ida às compras ao supermercado, no planeamento das suas férias de sonho e, sobretudo, na hora de poupar no automóvel, em habitação, eletrodomésticos, medicamentos ou até nas telecomunicações e seguros.

Sabe quanto pode poupar anualmente na fatura do gás, instalando chuveiros com redução de caudal? Sabe quanto poderá poupar na sua fatura da água, se tornar o seu autoclismo mais económico? Ou por outro lado, sabia  que se mantiver a pressão adequada nos pneus do seu automóvel também está a poupar? Estas são algumas das questões que enriquecerão a sua leitura e os seus bolsos. Afinal, para quê pagar mais, quando pode fazer o mesmo por menos?

Kakebo: A solução inovadora dos japoneses

O dinheiro não estica até ao final do mês? Há uma solução! Kakebo, o livro de contas da poupança doméstica, é o segredo dos japoneses para o sucesso na gestão das economias pessoais: ao longo de 12 meses, palavras como controlar, poupar e ganhar vão passar a dominar o seu quotidiano. Para tal, basta seguir os conselhos deste verdadeiro manual:

  • Controlar gastos: registe e controle todas as suas despesas e receitas;
  • Organizar resultados: analise os seus resultados mês a mês e compare-os com o seu orçamento e os seus objetivos.
  • Identificar as fugas: perceba que despesas são menos necessárias e mais dispensáveis;
  • Simplificar: mantenha um registo atualizado de todas as suas contas, sem ter de recorrer a folhas de cálculo complexas e confusas;
  • Distribuir melhor: saiba claramente quanto, como e em que produtos e serviços pode e deve gastar o seu dinheiro.

Dia após dia conseguirá gerir de forma mais eficiente o seu orçamento familiar, fazer compras mais inteligentes e tirar maior proveito dos seus rendimentos.

Manual das Finanças Pessoais: Poupança e investimento andam lado a lado 

Gerir o seu dinheiro vai deixar de ser um problema com o “Manual das Finanças Pessoais” de João Pessoa Jorge e Ricardo Ferreira. O objetivo dos dois autores, tal como o próprio título indica, é que os portugueses passem a dominar os conceitos mais relevantes na organização das finanças pessoais, assimilem dicas de poupança e que ao mesmo tempo dêem os primeiros passos no que diz respeito ao processo de investimento e aos seus principais instrumentos como os depósitos a prazo, fundos de investimento, entre outros.

São também explorados conceitos como o perfil do investidor, a importância do retorno, do risco e da liquidez. É, por isso, de leitura obrigatória para quem quer ir além da poupança e fazer crescer o seu dinheiro.