Se cortar em pequenos hábitos do dia-a-dia poderá poupar muitos, muitos euros! Já deu conta, por exemplo, que pode amealhar 144 euros se começar a tomar o seu cafezinho em casa?

Poupe 144 euros em café

Se começou o ano com a resolução “vou poupar mais em 2017”, então propomos-lhe um simples desafio. Em vez de tomar um café na rua, como é habitual, experimente durante uns tempos começar a tomá-lo em casa. Após uma semana, tendo em conta que bebe café apenas nos cinco dias úteis, esses 60 cêntimos transformam-se em 3 euros, passado um mês em 12 euros e sem dar por isso num ano – prepare-se! – terá 144 euros a mais na carteira.

Tabaco: um peso na saúde e na carteira

Se pensar bem, fumar prejudica-o de duas formas distintas: ao nível da saúde aumenta o risco de desenvolver cancro do pulmão, ao nível da carteira contribui bastante para que as suas finanças fiquem em baixo de forma. Sobretudo se fumar um maço por dia, porque em média uma unidade pode rondar os 4,50 euros. Ao fim de cinco dias gastou 31,50 euros, de 30 dias 126 euros e ao fim de 365 dias mais de 1.500 euros!

A poupança seria igualmente considerável no caso de uma pessoa que fume um maço de tabaco por semana porque se traduz ao fim de um ano em 216 euros. Isto é, pode sempre aumentar o seu pé-de-meia se, de facto, deixar de fumar ou se reduzir o consumo. Seja qual for a sua decisão, a sua saúde agradece!

Adote a moda da lancheira

São inúmeras as pessoas que vão para o local de trabalho de lancheira. E as razões por detrás desta escolha são óbvias: levar comida preparada de casa permite fazer refeições mais saudáveis e poupar uns euros. Por isso, se é daquelas pessoas que durante a semana de trabalho opta por comer uma refeição por cinco euros no sítio do costume, saiba que isso pode sair-lhe muito caro. Para ser mais preciso, pode custar-lhe 1.200 euros por ano!

Já a alternativa da lancheira poderá permitir-lhe fazer refeições diárias a um ou dois euros apenas. A DECO foi à procura de receitas que pode fazer em casa por estes valores e decidiu partilhar com todos as suas sugestões alimentares. As ideias incluem sopa, prato principal e sobremesa e entre a ementa estipulada de segunda-feira a sexta-feira estão pratos como bacalhau à Gomes de Sá, frango estufado com arroz de ervilhas e omelete de fiambre com arroz de cenoura. Experimente!

Poupar para aproveitar o melhor da vida!

Como vimos, cortar em alguns hábitos ou adotar novos pode traduzir-se na poupança de muitos euros em relativamente pouco tempo. Euros esses que, se pensar bem, pode investir em cultura, lazer, férias, na renovação da sua casa e que podem até mesmo servir de incentivo para dar entrada num ginásio. Dá que pensar, não é?