Cinco feriados que calham a uma terça ou quinta-feira, permitindo as comuns “pontes”, e cinco fins de semana prolongados com feriados coladinhos ao sábado e ao domingo. Assim vai ser o ano de 2017! E nós temos sugestões à medida de toda a família – e da sua carteira – para aproveitá-lo da melhor forma!

Feriados no museu

O ano de 2017 vem realmente carregadinho de boas notícias. Para começar, todos os museus, bem como monumentos nacionais, voltam a ser gratuitos aos feriados durante o período da manhã: ou seja, já tem um bom motivo para levantar-se cedo da cama, pegar na família, passarem tempo de qualidade e com muita cultura à mistura! E de norte a sul do país não vão faltar sítios por onde escolher. O Museu dos Coches, a Torre dos Clérigos, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Nacional Machado de Castro são apenas alguns dos exemplos entre muitos outros.

Vai um passeio por uma aldeia história? 

Há 12 aldeias históricas em Portugal onde se travaram batalhas entre portugueses e castelhanos, onde se avistam muralhas, castelos, torres e casas medievais que nos transportam numa verdadeira viagem do tempo. Entre elas está o Piódão, rodeado pela paisagem inigualável da Serra do Açor e situado em cima de socalcos. Aqui prepare-se para ficar rendido às casas de xisto com portas e janelas pintadas de azul!

Se preferir, faça um desvio até Sortelha. Bem conservada, esta aldeia desafia-o a que suba as muralhas que rodeiam a zona histórica e a que dê um passeio pelo pelourinho manuelino e pela igreja renascentista.

Em todos o caso, para que a viagem não lhe saia cara saiba que com um pouco de planeamento ao nível do alojamento, do itinerário tudo é possível. No caso de optar por fazer a viagem de carro, já sabe que manter uma velocidade controlada e atestar de manhã o depósito são boas formas de poupar bastante no combustível.