O ano 2017 e os seus 365 dias chegaram para ficar. Nunca é tarde para pormos em ação um plano para alcançarmos os nossos objetivos. E se lhe disséssemos que ao poupar pode abrir caminho à concretização da maioria dos seus desejos?

10% é quanto basta

Há quanto tempo já anda a sonhar com aquela viagem paradisíaca a Santorini, na Grécia? É daquelas pessoas que todos os anos diz que vai renovar a casa mas nunca arranja tempo nem orçamento para o fazer? Ou por outro lado o que queria mesmo era aprender uma nova língua e dar uma boa entrada para um carro? Então saiba que apenas 10% o separam de todos estes sonhos e mais alguns!

É isso mesmo: a maioria dos especialistas financeiros aconselha que coloque de parte pelo menos 10% do seu ordenado para dar início a uma grande poupança. Por exemplo, se recebe um salário de 1.000 euros deverá guardar 100 euros para concretizar pelo menos um dos seus objetivos futuros. O mais importante é que adote este método por sistema e que não falhe. Já imaginou que ao fim de um ano terá disponíveis 1.200 euros? E 2.400 euros ao fim de dois anos! Com isto em mente, a tarefa que tem entre mãos até se torna mais fácil.

Para não cair em tentação, opte por transferir o valor de 100 euros para uma conta na qual não mexa regularmente – o ideal é que dê uma ordem de transferência automática mensal da quantia que definiu. Caso já tenha de lado um pé-de-meia e queira vê-lo “engordar” um pouco, pode optar então por investir num Depósito a Prazo. Porquê? São produtos financeiros que garantem rentabilidade e têm 0% de risco de perda de capital (até 100.000€ por depositante).

Há um livro sempre à mão

Colocar 10% do seu ordenado de parte parece-lhe muito? Repare que se souber gerir o seu orçamento mensal nem é assim tanto. Às vezes trata-se mais de fazer pequenos ajustes na sua rotina diária, sobretudo com as despesas ao nível do supermercado, do vestuário, do tarifário móvel, do veterinário, do que tomar medidas drásticas. E não se esqueça que há um livro de poupança ao virar da esquina que o pode orientar.